ACELERAÇÃO ESCOLAR


A intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar se considerar sobretudo: 
-a motivação do aluno para o processo de aceleração escolar; 
-o apoio e acompanhamento do processo de compactação curricular; 
-o trabalho conjunto do aspecto afetivo e cognitivo nas atividades desenvolvidas em consultório, nas orientações aos pais e na orientação à escola, ouvindo atentamente às necessidades dos diferentes participantes do processo. 

Analisando criticamente a trajetória, verifica-se que a criança com altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico necessita de atendimento não só voltado ao amplo desenvolvimento de seu potencial, mas ao desenvolvimento de sua imaginação, criatividade e intuição, para além da lógica racional, visto estas contribuírem para o autoconhecimento e a diminuição da assincronia entre o campo afetivo e o cognitivo. 

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Prof. Me. Munier Abrão Lacerda (Muna) - Brasil

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E-mail: munierabrao@gmail.com

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